Edifício Pop Madalena / Andrade Morettin Arquitetos Associados

Edifício Pop Madalena / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Andrade Morettin Arquitetos Associados; Andrade Morettin Arquitetos Associados
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7682
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Kon
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Concresteel, Neorex, Perfilor
  • Equipe Idea!Zarvos: Alex Haiashida
  • Estrutura : Gama Z Engenharia
  • Fundações : Apoio Assessoria e Projetos de Fundações
  • Hidráulica: Criarq Projetos e Gerenciamento
  • Elétrica: Ramoska & Castellani
  • Aquecimento: Chaguri Consult
  • Ar Condicionado: Contractors Engenheiros Associados
  • Luminotécnica: Estúdio Carlos Fortes Luz + Design
  • Paisagismo: André Paoliello Paisagistas Associados
  • Programação Visual : Nitsche Arquitetos
  • Construção : R. Yazbek Construtora e Incorporadora
  • Arquiteto Responsável: Guido Otero
  • Autores: Vinícius Andrade, Marcelo Morettin, Renata Andrulis, Marcelo Maia Rosa
  • Equipe: Beatriz Vanzolini, Fabio Ucella, Flora Fuji, Maíra Fernandes
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Vila Madalena, bairro boêmio de São Paulo, é um dos lugares mais tradicionais da cidade. Congregando edifícios residenciais, lojas, restaurantes e escritórios, é um bom exemplo de bairro de uso misto, com vida urbana múltipla e intensa. Muito procurada por empresas e profissionais da indústria criativa, transformou-se num dos destinos mais vibrantes da metrópole.

© Nelson Kon

Quando recebemos a encomenda de um edifício de uso misto a ser construído ali, decidimos que ele deveria refletir a energia e o espírito descontraído típicos do bairro, explorando, no repertório de construção, uma linguagem leve e permeável, com o uso de materiais e componentes industrializados. 

Planta

O acesso principal ao edifício se dá pela rua Madalena, que é a cota mais alta do terreno. De lá, chegamos à praça de entrada, sob uma marquise que abriga as áreas de convívio e também uma loja que se abre diretamente para a rua. O centro da praça é um mirante, de onde se observa a vista dos arredores e se alcança a piscina, inserida sob o pé-direito duplo.

© Nelson Kon
Planta
© Nelson Kon

Estruturado por um sistema convencional de pilares e vigas em concreto armado, o edifício tem as bordas de suas lajes liberadas, de tal forma que o elemento estrutural predominante na volumetria do edifício é justamente a laje - o plano horizontal que, empilhado, constitui a matriz principal de composição.

© Nelson Kon

A partir dessa matriz estrutural, fazemos uso de materiais e componentes industrializados para compor o sistema de fechamento vertical. Fazem parte desse repertório os sistemas de caixilharia de vidro, painéis de telhas metálicas termoacústicas de diversos perfis e acabamentos e guarda-corpos em alambrados galvanizados. Esse repertório construtivo, aliado a estratégias simples de condicionamento passivo, contribui para o bom desempenho bioclimático do edifício.

Corte

As fachadas dos apartamentos são sempre recuadas, de tal forma que os beirais e varandas funcionam como brises horizontais. Além disso, o sistema de painéis deslizantes em telha metálica perfurada complementa a solução, regulando a entrada do sol de incidência mais baixa.  

© Nelson Kon

A torre principal, acima da praça de entrada, é composta por sete andares de apartamentos com áreas variadas, que vão de 55 a 250 metros quadrados. As plantas são flexíveis e podem ser integradas, formando apartamentos de múltiplos tamanhos. Abaixo do térreo, há um volume com outras áreas comuns do condomínio, como sala de ginástica e lavanderia coletiva. Abaixo deste, há outra loja, toda envidraçada e com pé-direito duplo, abrindo diretamente para a rua Simpatia.

© Nelson Kon

A concepção volumétrica do prédio é propositadamente explodida, com vários volumes compondo um conjunto arquitetônico articulado e coerente. Essa estratégia tem como finalidade integrar o edifício ao entorno e à topografia acidentada. Os vazios e as frestas entre volumes propiciam certa permeabilidade e ajudam a criar ajustes de escala para cada situação particular de vizinhança.

© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo/SP/Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Pop Madalena / Andrade Morettin Arquitetos Associados" [Pop Madalena Building / Andrade Morettin Arquitetos Associados] 16 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867005/edificio-pop-madalena-andrade-morettin-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.